Advocacia Criminal, um ramo a ser seguido

Muitas pessoas ficam surpresas quando me perguntam qual é a área do direito que mais gosto. Alguns não disfarçam e mudam o semblante quando percebem que estão de frente com um advogado criminalista. Mas por que essa rejeição a parte mais apaixonante da advocacia? (opinião pessoal)

No mundo em que vivemos somos diuturnamente bombardeados de informações o tempo todo. Algo que acontece do outro lado do mundo em questão de instantes já nas telas dos aparelhos celulares, tablets e TVs quase que instantaneamente.

Dentre as muitas informações que recebemos ao longo de nossas vidas, algumas chamam mais a atenção do que outras, e com base nisso passei a pensar com cuidado. Já parou para refletir sobre qual tipo de noticias mais chama sua atenção? Você prefere dar “audiência” para o noticiário criminal/policial ou outros relacionados às demais áreas do direito? Seja sincero!

Imaginemos o noticiário do horário nobre informando somente casos ligados ao direito civil por exemplo: “Empresa X fechou um contrato de compra e venda com a Empresa Y” ou “Fulado de tal foi processado por que não pagou o condomínio” ou “Estudante Processa FIES por não fazer sua rematrícula na faculdade”

São noticias que notoriamente gerarão tédio ao telespectador, isso é inegável, agora, comece noticiar: “Beltrano matou a mulher e foi preso na Maria da Penha por emboscada”, “Tal pessoal assaltou um policial que reagiu e o trocou tiros”, “Operação Lava-Jato”, “Desvio de dinheiro no BNDES”, e/ou qualquer outro noticiário criminal, com certeza a audiência vai aumentar, por quê? Por que as pessoas querem “ver o caos” infelizmente.

E quando o caos está instalado há evidente conflito de direitos e nesse ponto se insere a figura do advogado criminal.

A partir dessa ideia, infelizmente as pessoas “comuns” ligam a figura do Defensor ao criminoso e por isso “mudam o semblante” como informado no inicio.

As pessoas tem que entender que o advogado criminal não é criminoso, ele não tem nada a ver com o crime que o seu cliente é acusado. Sua nobre função constitucional é atuar contra tudo e todos, se necessário, para defender os interesses de seu cliente.

No próximo artigo, vou responder a pergunta que intitula esse texto, vocês terão o depoimento de um jovem como advogado Criminal de São Bernardo do Campo que é apaixonado pela advocacia e não tem medo do preconceito das pessoas que o criticam por atuar na área criminal.

Autor: Alisson Silva Garcia

Advogado criminalista atua em São Bernardo do Campo e região do Grande ABC.

]]>