Tema foi ‘A persistência da violência contra mulher na sociedade brasileira’. Candidatos que participaram o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Manaus avaliaram a prova da redação que em 2015 teve o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Vanine Souza, de 31 anos, o primeiro finalizar o  exame em uma escola na Zona Centro-Sul, considerou o “tema atual”. “Muito assunto para falar”, disse outra candidata. Especialistas ouvidas pelo G1 também afirmaram que o tema é pertinente e atual, e disseram que, ao contrário de algumas edições anteriores, neste ano só há um tipo de posicionamento em relação ao tema: contrário à violência. “Foi fácil elaborar um texto sobre o assunto, já que sempre há notícias e situações no dia a dia que acompanhamos. Um tema atual”, disse Souza. O universitário do curso de logística participou pela primeira vez do Exame para tentar Direito. Willians da Silva Conceição, de 21 anos, disse acreditar que teve um bom desempenho na redação. Ele afirmou que citou a criação da “Lei Maria da Penha” e entraves nos julgamentos de ações referentes à violência doméstica contra mulheres. “Tema bem elaborado e, com certeza, todos vão gostar. Falei da Maria da Penha e citei que a tramitação dos processos de violência contra mulher deveria ser mais rápida, porque muitas mulheres são mortas e violentadas ainda quando estão aguardando ajuda”, disse o candidato que prestou o exame pelo terceiro ano, por uma vaga em engenharia. A candidata Vera da Silva Moreira, de 24 anos, disse que o tema da redação faz parte da realidade muitas mulheres brasileiras. “Por ser mulher, busquei tratar o assunto de maneira mais sentimental. É sempre muito bom falar da violência contra mulheres e é uma tecla que deve ser batida sempre. Foi um tema fácil e dissertativo com muito assunto para falar”, comentou Vera, que participou pela quarta vez do Enem e busca aprovação em Ciências Biológicas. Relembre todos os temas das redações do Enem 1998: Viver e aprender 1999: Cidadania e participação social 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita? 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação 2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira 2006: O poder de transformação da leitura 2007: O desafio de se conviver com as diferenças 2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar 2009: O indivíduo frente à ética nacional 2010: O trabalho na construção da dignidade humana 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira   FONTE:  site G1, disponível em: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/10/apos-prova-do-enem-jovens-avaliam-redacao-muito-assunto-para-falar.html]]>