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Embora o título do artigo trate da captação de clientes por profissionais da advocacia, é importante salientar que por lei é vedada esta prática, a fim de evitar a mercantilização da profissão, isso de acordo com o Art. 7 do Código de Ética e Disciplina da OAB, que diz: “É vedado o oferecimento de serviços profissionais que impliquem, direta ou indiretamente, inculcação ou captação de clientela.” e também no Art. 34 da Lei 8906/94 (que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil): “Constitui infração disciplinar: angariar ou captar causas, com ou sem a intervenção de terceiros;”, porém, isso não significa que advogados não possam atrair clientes, e a grande maioria deles o faz utilizando-se principalmente do marketing jurídico. Esta ferramenta além de não ferir o código de ética da OAB, é responsável por indicar peças publicitárias eficazes para buscar novos clientes e direcionar esforços para preservar a carteira de clientes que o profissional já possua. Sendo assim, listamos abaixo alguns pontos importantes que podem ser determinantes aos advogados no desenvolvimento de sua profissão. – Conheça seu público: a partir da definição de sua área de atuação é possível através de uma pesquisa de mercado determinar seu público alvo e direcionar suas estratégias a atendê-lo de forma efetiva, ou seja, sem desperdício de esforços e recursos e com maior probabilidade de sucesso e satisfação em atrair a clientela pretendida. – Crie uma marca: uma identidade visual sólida é algo que você conseguirá utilizar em todas as ações de marketing que executar, sendo além de uma maneira concreta de garantir seu reconhecimento, o método mais eficaz de transmitir segurança a seus clientes. – Forneça material promocional: partindo desde o tradicional cartão de visitas até chegar a um periódico segmentado, esta estratégia do marketing jurídico apresenta um excelente resultado tendo em vista seu baixo custo mediante ao longo alcance que pode atingir. – Esteja online e invista em suas redes sociais: além de um site específico que permitirá viabilizar de forma mais eficiente a criação de sua marca no ambiente digital, as redes sociais tendem a criar conexões de forma mais rápida e dinâmica e o farão ser notado e reconhecido. – Crie uma rede de contatos: a busca de parceiros é uma das principais estratégias de crescimento pois viabilizam ações em conjunto e possibilidade de suporte jurídico quando necessário. Por exemplo, é possível a um escritório de advocacia em São Bernardo do Campo ao firmar uma parceria com um escritório de Contabilidade em Santo André ou um escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo tratarem juntos de assuntos fiscais e jurídicos de um mesmo cliente de maneira simultânea. Portanto crie uma rede de relacionamento com escritórios que possuam contador no ABC e até mesmo um Contador em Santo André para conseguir gerar reuniões e indicações desses profissionais. – Seja ativo no mercado: sabendo que a concorrência segue em expansão, é primordial ser notado dentro do segmento, seja participando sempre que possível de congressos, seminários, simpósios, reuniões e demais eventos especializados ou sendo indicado como uma referência na área que tenha optado por acolher em decorrência de sua atuação. – Respeite as regras do jogo: o ambiente jurídico possui regras claras com a intenção de garantir a legalidade das ações do advogado e da instituição que ele representa, sendo assim, é interessante a consulta a OAB à medida que cada nova estratégia de marketing jurídico seja elaborada. Entendidos os pontos acima, podemos concluir que será a partir da apresentação do profissional que se formará um entendimento do público a respeito de seu desempenho e a expectativa quanto aos seus resultados, e estes serão os fatores determinantes para a captação de novos clientes e manutenção dos já existentes. Autor: Tiago Fonseca]]>

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