Quais são as diferenças entre advocacia contenciosa e consultiva?
E o que é advocacia contenciosa?
No meio jurídico, o contencioso é um processo que abrange tudo o que possa ser passível de contestação, de disputa ou de conflito de interesses. O contencioso pode ser um processo oriundo de diversas áreas, cada uma tendo suas próprias características, utilizando os mais diferentes ramos do Direito. No entanto, em todo o contencioso existe questões que dependem de uma solução de âmbito judicial.
Existem escritórios de advocacia que atuam apenas com demandas de natureza contenciosa, na defesa dos interesses de seus clientes nos processos judiciais. Tais processos podem ser de áreas distintas, obedecendo às regras processuais próprias e inerentes aos respectivos ramos do Direito.
O que é a advocacia consultiva?
A advocacia consultiva como o próprio nome já diz, tem como foco não o processo judicial em si, mas a atuação preventiva para garantir o funcionamento adequado de atividades específicas dentro da empresa. Praticamente todos os departamentos da empresa precisam de uma orientação jurídica. Tanto na hora de contratar ou demitir um colaborador, ou na elaboração de um contrato de vendas e até mesmo na parte tributária da empresa. A advocacia consultiva tem a função de adequar documentos e procedimentos a fim de que esses não causem problemas que tenham de ser levado aos meios contenciosos.
Em alguns departamentos os escritórios de advocacia trabalham em conjunto com os escritórios de contabilidade, nós estamos bastante acostumados a trabalhar em parceria com escritórios de
contabilidade em Santo André tanto com escritórios de
contabilidade em São Bernardo do Campo, pois atendemos muitos clientes de empresas que tem contratos com escritórios de
contabilidade no abc.
Como se sabe, o Poder Judiciário brasileiro está abarrotado de processos judiciais duraram anos e anos. Além disso, o custo de uma ação judicial é enorme.
Logo, evitar que a situação chegue a necessitar do ajuizamento de uma ação ou da apresentação de uma defesa acaba sendo essencial para o bom funcionamento da empresa. Nesse contexto, a advocacia consultiva surge para resolver situações preventivamente, evitando que o risco em potencial se transforme em um problema real.
Assim, seja pela advocacia contenciosa ou consultiva, ter acesso a um serviço jurídico de qualidade, permite que o empreendedor evite muitas dores de cabeça e ainda aumente seus rendimentos.]]>
Muito bom. Bem explicativo e sugestivo.